terça-feira, 20 de novembro de 2012

Consciência negra!!





Olá meninas!! Bom dia!! Um lindo dia a todas nós!!

Hoje dia 20/11/2012 é dia da consciência negra. E isso me deu brecha pra falar de um assunto que a tempos estou querendo contar, e um acontecimento que me deixou assustada!! Nada como o dia lindo, chuvoso e delicioso de hoje!

Bem meninas, eu sou morena, mulata, meio índia, meio indiana, uma vez me perguntaram se eu era turca, indiana, achei engraçado, minha mãe parece uma índia, é apelidada de nega, embora ela não goste que a designe de negra. Mas isso não por preconceito, eu até entendo, é um trauma de infância, que vou contar brevemente pra vocês.

Minha mãe é a caçula de 12 irmãos, todos com características negras, mas com a pele mais clara, tive um tio, que faleceu antes deu nascer que usava um black power lindo. Pois bem, apesar de todos terem essa característica, minha mãe é a única que tem a pele mais escura. E uma tia dela, (tia bruxa) minha tia avó, famosíssima por sua ampla antipatia. Acontece que essa tia, dizia pra minha mãe quando ela era criança que ela não era filha dos meus avós, que ela era preta, sim preta, e os pais delas não eram, os irmãos não eram, e que minha mãe tinha sido pegada no CEDRO, um lugar que existe em Mineiros, localizado no sudoeste do estado de Goias, a 420 km de Goiânia. Mineiros é uma cidade vizinha de onde minha mãe cresceu. Então, Cedro é uma comunidade, onde se preserva os costumes negros. Minha mãe conta que essa tia a fez chorar muitas vezes por conta dessa história e ela de fato achava que não era filha dos meus avós. Ela chegava a se esconder quando essa tia chegava, então ela não gosta que a chame de negra, mas é perfeitamente compreensível, né?

Bom, essa história ilustra bem o que a sociedade faz com as crianças, porque consciência da miscigenação da nossa raça, da igualdade e do respeito começa desde cedo. Outro dia fui a uma loja de brinquedos pra comprar uma Barbie negra pra minha filha Alice que ainda vai nascer em março de 2013. Cara! Fiquei sem entender porque a Barbie negra custava 30 reais e as loiras em torno de 60, 99 reais. Claro que eu entendi perfeitamente né? A Barbie negra não tem saída. E assim, como assim comprando bonecas pra uma criança que ainda nem nasceu? Primeira filha, quero que o quartinho dela esteja lindo pra quando ela chegar. E por que Barbie negra? Não seria um preconceito ao contrário? Não. Eu quero que ela cresça entendendo que não importa se é negro, branco, amarelo, ou cor de rosa, todos somos iguais, e o que interessa nessa vida é o caráter, a pessoa! Lógico que comprei e comprarei bonecas loiras, ruivas, comprei até uma rosa! rss

Ano passado li em um blog sobre filhos em que a blogueira dizia exatamente sobre isso, ela diz que a filha dela tem vários tipos de bonecas, e que quando ela as levava para a escola todos a cercavam querendo brincar com a boneca dela, mas um belo dia ela levou a Barbie negra e pronto. Ninguém quis brincar com a boneca. Conta também que repara quando vai coleguinhas em casa brincar com a filha, que todas querem a loira, algumas se conformam com a ruiva, mas ninguém quer a negra.

Gente! Sabe o que é pior? tem gente que diz que preconceito no Brasil não existe, que os próprios negros é que são preconceituosos com eles mesmo! Fala sério né? Acorda Brasil!!! Vou lhes apresentar uma colega minha que meses atras me disse que não existe negro bonito, (affff) hiper preconceituosa!!! Mostrei vários pra ela, mas o resto da conversa não vale o tempo, quem dirá a pena!!










0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top