quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pele sempre linda...



 ... e sem manchas

Com o verão chegando, a atenção com a pele, tem e deve ser redobrada, é ótimo ficar com o corpo e o rosto bronzeado, no entanto não é muito aconselhado pegar sol no rosto, o resultado imediato pode até  ser  lindo, mas pra isso já existem no mercado marcas que disponibilizam maquiagens com efeito bronzeado e fica muito charmoso, mas isso é um outro assunto.
Bem, se você não resistiu e se entregou ao sol de corpo e rosto, e depois que o bronzeado saiu as manchas marrons pela pele, insistem em ficar? Calma! Pra tudo na vida tem jeito.
As manchas na pele, provocadas pelo sol, agravadas por anticoncepcionais, gravidez, e ocilações hormonais, mais conhecidas como melasma ou cloasma gravidíco, quando aparecem na gravidez. 
Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais hormonais (pílula).
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.
Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.
O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes, aplicadas na pele. A associação dos despigmentantes com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia daqueles. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.
Peelings superficiais podem acelerar o processo facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.
 Pode parecer clichê, mas nunca, nunca na vida saia de casa sem o filtro solar! Esta é a regra número 1 para uma pele, jovem, bonita e sem manchas.
Se as manchas na pele, como dito a cima for superficial, dá pra cuidar em casa, eu já usei duas pomadas, pois ao menor sinal de manchas la vou eu usa-las, (melhor previnir) e olhe que não saio de casa sem protetor solar.  Mas que fique registrato, porcure um médico antes de compra-las por ambas contem a hidroquinona, uma substancia altamente potente para limpar manchas na pele, mas provoca reações alergicas facilmente.

Sobre a hidroquinona:
A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele. Quimicamente é um composto orgânico aromático, semelhante ao benzeno e que fora da medicina tem como maior uso a revelação de filmes fotográficos.
O produto não é o ingrediente cosmético ideal e tem vários problemas: primeiro nem sempre é bem tolerado, a alergia ao componente não é algo incomum entre os usuários, segundo, e mais grave, a hidroquinona tem capacidade de provocar a mutação do DNA in vitro e embora esse risco de desenvolver câncer não seja comprovado em humanos (mesmo em uso bem intenso como ocorre nas pessoas que trabalham diretamente na revelação de filmes) essa possibilidade não está totalmente descartada (veja os dois estudos mais recentes no final do post) e por esse motivo o ingrediente está proibido em alguns países como a França.
Mesmo assim, por ser o componente mais eficaz no combate às manchas na pele (um problema muito comum, só perde para acne e micose nas queixas dermatológicas) ele continua sendo o mais prescrito, seja em produtos prontos, seja em manipulados.
A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina (responsável pela pigmentação da pele) ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla.
Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Essa eficiência pode ser melhorada com outras estratégias como peelings químicos seriados e uso de laser. Durante o tratamento (e sempre!) é muito importante manter uma proteção intensa contra os raios de Sol, já que a hidroquinona deixa a pele mais fotorreativa fazendo com que a exposição solar com hidroquinona tenda a agravar o problema ao invés de melhorá-lo.
Bem dito isso posso dizer o seguinte eu uso e comigo super funciona, e não demora dois meses, mas eu compro sem receita, porque foi um médico dermatologista que me indicou, não peguei por aí na internet não. (não dessa vez) então por favor, procure sempre um médico, este post é meramente informativo.
As duas pomadas que eu uso, (uma ou outra, que fique claro) claripel ou a cleankinol, a claripel custa uns 50 reais, já a cleankinol custa em torno de 29 reias.


2 comentários:

Anônimo disse...

o creme do cleankinol é para usar só em cima da mancha ou na area toda?

Anônimo disse...

Tenho que passar protetor solar antes ou depois da aplicação do produto?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top